A doença que representa 5% do total de casos de câncer nos homens no Brasil pode ser diagnosticada em casa. Sabe os sinais de câncer de testículo? Nós contamos.
Sinais de câncer de testículo
Os estudos da Sociedade Europeia de Urologia e a Associação Americana do Câncer revelam que a incidência dos pacientes aumentam ao redor do mundo.
É estimado que atualmente temos 10 novos casos ao ano a cada 100 mil homens. Nesse ano a previsão é de 71 mil novos casos e 9.500 mortes pela doença.
Esse é um câncer de crescimento rápido e com muita chance de disseminação à distância (metástase) por via sanguínea ou linfática.
Caso sério, se cuidem rapaziada!
Os mais jovens
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) e a Sociedade Brasileira de Urologia, a faixa etária está entre os homens de 20 a 40 anos.
Isso acontece porque 95% dos casos começam nas células germinativas, de produção dos espermas, e essa é a época “mais fértil” de um homem.
Como identificar
Os sinais de câncer de testículo não são difíceis de identificar, entre os sintomas estão:
- Dores e incomodo no testículo (as “bolas”)
- Aumento do volume do testículo
- Aumento do volume do epidídimo (o local que transporta esperma)
- Varizes, cistos e hérnias na região
- Crescimento da mama
Pode e deve ser localizado em seu estágio inicial, facilmente pela própria pessoa em um auto-exame. Durante ou após o banho com o escroto relaxado.
Tratamento e cura
O médico especialista recomendado para consultas nesse caso é o Urologista, encaminhando para um tratamento multidisciplinar.
Este tratamento deve incluir quimioterapia, radioterapia e cirurgias complementares que podem incluir orquiectomia (retirada de testículo ou espaço afetado) e implantação de prótese testicular.
Parte do tratamento orienta também o paciente a coletar e preservar seu sêmen (espermatozoides), tendo em vista a chance de infertilidade no futuro.
—
Para ler mais sobre saúde e comportamento, confira os artigos do ClubModel Blog.
Comente