champanhe e espumante

Ano Novo: como escolher o melhor espumante?

Toda virada de ano é aquela festa, seja só mais um motivo para encher a cara, seja realmente para se despedir dos dias que passaram. Mas o importante é que ninguém quer deixar de estourar um espumante nessa hora.

Ainda mais quando estamos falando da virada da década, certo? Sim, esse ano novo será mais que especial porque estamos chegando em 2020 e nada melhor do que comemorar em grande estilo.

Pra isso, saiba a diferença entre o famoso espumante, champanhe e prosecco e saiba qual comprar na hora da festa!

champanhe

Espumante

Em primeiro lugar, vamos definir “espumante”: um vinho gaseificado. Em resumo, a bebida borbulha devido ao alto nível de dióxido de carbono produzido por uma segunda fermentação natural do vinho.

Esta segunda fermentação pode ser feita por vários métodos, dos quais nos interessam dois. Método “Champenoise”, também chamado de “tradicional”, é aquele no qual a segunda fermentação ocorre dentro da própria garrafa.

No outro, “Charmat”, a segunda fermentação ocorre em grandes tonéis de inox e só depois a bebida é finalmente envasada.

Os espumantes fermentados pelo método Champenoise tendem a ser bem mais caros, já que a sua produção é mais trabalhosa e demorada do que aqueles produzidos pelo método Charmat.

Dentre os muitos tipos de espumante existentes no mundo, destacamos o Champanhe e o Prosecco.

Champanhe

Vamos começar pelo nome mais conhecido da lista e também do mundo. Essa bebida não é nada mais que um espumante produzido pelo método Champenoise e proveniente da França, de uma região chamada “Champagne”.

Esse local é conhecido por trazer algumas das marcas mais tradicionais do mundo como, por exemplo, Moët & Chandon, Dom Pérignon e Veuve Clicquot.

O Champanhe é a opção mais cara e representa muito luxo. Dependendo do caso, a bebida por chegar a custar milhões. Além disso, um fato muito curioso é a exclusividade do nome “Champanhe”. Somente as bebidas produzidas nesta região da França podem ter esse nome.

Prosecco

De origem italiana, feito na região do Vêneto, este é um outro tipo de espumante, diferente do champanhe. Produzida pelo método Charmat, o custo-benefício dessa bebida é ótimo. É possível encontrar diversos tipos desse espumante (de boa qualidade!) por menos de R$100,00.

Prefere terminar o ano com outras bebidas? 

Então veja também

Comente

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.