Esse profissional que traz o melhor da Psicologia com o conhecimento certeiro do universo sexual ainda é um grande mistério para alguns. Então vem a questão: “Eu preciso de um sexólogo?”, a gente responde.
Provavelmente você já viu um sexólogo dando entrevista, participando de um programa (Laura Muller, sim) ou como tema de um seriado (Sex Education), mas ainda assim não entende muito quais são as áreas em que ele atua.
Então aqui estão os principais casos em que um sexólogo é recomendado.
Eu preciso de um sexólogo?
Dificuldade de sentir prazer
Pessoas com dificuldade em ter orgasmos, sendo algo raro ou que nunca acontece. Isso pode rolar com homens, mas é muito mais comum entre as pacientes mulheres.
Outra questão é entender sobre os outros prazeres que deixamos por vezes em um canto distante ou só para masturbação. O consultório é um lugar que te deixará seguro para tudo isso.
Terapia de casal
Casais que deixam de ter boas experiências sexuais juntos (não estou falando nem só de quantidade) ou que querem simplesmente experimentar coisas diferentes.
O ato sexual é um dos pontos essenciais para entender o que está acontecendo dentro do relacionamento, mas um sexólogo especializado em casais vai solucionar todas as outras questões entre os dois.
Distúrbios sexuais
Já falamos muito aqui sobre disfunção erétil, impotência, ejaculação precoce e outros assuntos sobre saúde sexual.
Todas essas questões podem acontecer com qualquer um e o sexólogo saberá a melhor forma de lidar, seja trazendo exercícios semanais ou recomendando um médico.
Traumas
Casos de abuso, de abandono, de relacionamentos abusivos. Nada disso é frescura e muito menos um assunto para ser tratado apenas com mulheres. Homens têm traumas tão grandes quanto e devem procurar ajuda.
Podemos ser psicologicamente afetados de formas sérias que atrapalhem nossa vida e o sexo está incluso nisso. Se você se sente inseguro, com medo ou sem controle (distúrbio de agressividade), isso vai ter melhor direcionamento com um sexólogo experiente.
Questões reprodutivas
Controle de natalidade, novas técnicas de reprodução, métodos contraceptivos, saúde sexual, abortos e muito mais, todas essas questões tem liberdade para discussão com um sexólogo.
Conselheiro sexual
O grande ponto é que todas essas questões estão interligadas, traumas podem causar distúrbios, que dificultarão prazer e podem atrapalhar a vida sexual de um casal.
Com dicas como você vai encontrar nos artigos daqui, mas completamente focados no seu caso. Justo porque cada um é diferente, o terapeuta trata as SUAS questões.
Então o papel de um sexólogo é resolver todas questões, por ser especializado em outras áreas (Psicologia, Psiquiatria ou Terapeuta) também dará o auxílio necessário para várias áreas de sua vida.
Como consultar com sexólogo?
Consultório
Os sexólogos são como terapeutas comuns e atendem em consultórios, clínicas e espaços como esses. Encontre o mais próximo e libere esses demônios aí de dentro.
Domiciliar
Por favor, não pense nisso como uma situação de um pornô clichê. Até porque isso pode facilmente acabar em um caso de assédio do profissional.
A questão do domiciliar é você se sentir mais a vontade na consulta, como em uma terapia de casal pode funcionar trazer o debate para dentro de casa.
Online
Sites de sexólogo online, como o Sexo Sem Dúvida, trazem consultas por meio de chats e nesse caso de forma gratuita.
—
Tudo esclarecido? Então veja outros artigos de saúde sexual no ClubModel Blog.
Comente