Desânimo, depressão e stress. Em alguns casos você, com toda certeza, terá uma terapia recomendada. Separamos oito sinais comuns de que você precisa consultar um psicólogo.
Terapia recomendada: Quando e por que?
Emoções com muita intensidade
É normal termos momentos de tristeza, raiva ou solidão. O problema é quando todas nossas emoções são extremamente intensas.
Se algum desafio aparece, ele é o fim do mundo? Você está se preocupando demais com tudo? Todos os cenários são pessimistas? Então talvez esteja na hora de dosar o catastrofismo com ajuda de um psicólogo.
Algum trauma aconteceu
Normalmente pessoas acham que esse seja o único motivo para uma terapia e, mesmo que não seja único motivo, é aconselhável.
É o caso quando você não consegue pensar em alguma situação traumática ou é terrível demais a ponto de não conseguir falar sobre. Uma traição, a morte de alguém amado, um assalto, entre outros.
Você não está sozinho e pode falar sobre tudo isso dentro de uma sala de terapia.
Dores frequentes
Sabe quando as dores estão recorrentes e acontecem sem motivo? Pode ser enxaqueca, de estômago, no peito e dores musculares. Podem ser sintomas de complicações psicológicas.
Stress, ansiedade e distúrbios alimentares podem ser a causa e, claro, encontrará terapia recomendada pra cada caso.
Para aguentar a rotina precisa de substância
Remédios demasiados, bebidas alcoólicas, drogas, comida e a lista de vícios vai longe. Se somente com alguma substância você consegue aguentar sua rotina, está mais que na hora de buscar tratamento.
Precisamos cuidar do nosso corpo e isso inclui evitar excessos. Você consegue sim render de outras formas, com acompanhamento vai descobrir como.
Você não tem rendimento
O seu desempenho no trabalho, estudo ou qualquer atividade não é o mesmo, de uma maneira preocupante. Pode ser necessário uma intervenção se sua concentração, atenção e memórias estão sendo prejudicados.
Não deixe que isso vire uma bola de neve, só irá gerar frustração e um rendimento ainda pior.
Algumas coisas não fazem mais sentido
É extremamente normal passarmos por mudanças com o tempo, não gostar tanto mais de algo que era incrível há alguns anos. Nesse caso um profissional pode nos ajudar a reavaliar.
Como no tópico anterior, talvez a situação da sua carreira e vida profissional estejam abalados. Hoje em dia a noção de um trabalho que condiz com o que “faz sentido” pra você é uma forte iniciativa do próprio mercado.
Quanto mais nas suas relações pessoais. Reavaliar também é preciso, como é o caso dos lugares que frequenta e o tempo que gasta com cada atividade.
Teus relacionamentos desgastaram
Seu namoro ou casamento não anda lá essas coisas. Você se sente sem amigos. Sua relação com a família está de mal a pior.
Esses são alguns casos de relacionamento que talvez precisam de uma visão de fora para ser resolvidos. E que, na realidade, fazem parte da vida de várias pessoas.
Por conta disso existem terapeutas especializados em conflitos de cada tipo.
Pessoas estão preocupadas com você !
Esse é mais que um sinal, são avisos e pedidos. Quando os outros acham que você precisa de ajuda, não leve a mal. Os processos terapêuticos não são sinônimo de loucura, mas uma forma de melhorar seu estado psicológico.
Aproveite que as pessoas que se preocupam com você também podem te ouvir, desabafe e procure ajuda. Talvez você nem perceba as coisas que os outros têm visto e, com certeza, quando melhorar vai agradecer imensamente.
—
Enquanto você já confere se tem um especialista para seu caso, leia mais conteúdo do Blog ClubModel.
Comente