Homens conscientes sabem que a prevenção é o melhor remédio para combater diversas doenças. Por isso, é importante ficar atento aos sinais de câncer de próstata para iniciar o tratamento o quanto antes e aumentar as chances de cura. Afinal, quanto mais tempo levar para o diagnóstico, maior é o risco de alastramento do tumor.
Neste post, a gente reuniu algumas informações sobre essa doença, três sinais que você não pode ignorar, além de medidas voltadas para a prevenção. Confira!
O que é câncer de próstata?
Essa doença consiste na multiplicação desordenada das células que compõem a glândula do sistema reprodutor masculino. As funções da próstata são justamente produzir e armazenar certa quantidade do fluido seminal, além de envolver parte da uretra.
Apesar de as causas ainda serem incertas, os fatores de risco são:
- histórico familiar;
- má alimentação;
- sedentarismo;
- excesso de peso;
- idade avançada (a incidência é maior em homens com mais de 50 anos).
Para um combate mais eficaz desse tipo de câncer, o ideal é que os caras “cinquentões” façam anualmente o exame de toque retal e o laboratorial por meio da dosagem do PSA — sigla inglesa que significa “antígeno prostático específico”, uma enzima que as células da próstata produzem.
Quais os principais sinais de câncer de próstata?
Vale ressaltar que os sintomas são silenciosos. Sendo assim, é preciso prestar muita atenção no dia a dia para perceber determinadas situações fora da normalidade, como mostraremos agora.
1. Anormalidades na frequência e no ato de urinar
Um dos sinais de câncer de próstata é o homem apresentar dificuldade para iniciar e interromper a passagem da urina. Outra situação muito comum que deve ser motivo de preocupação é quando ela só sai por meio de jatos, sem uma frequência. Além disso, o cara tem que fazer força para eliminar o líquido.
A chamada urina emergencial é mais um sintoma. É quando o homem precisa urinar imediatamente. Também estão no rol a ida várias vezes ao banheiro ao longo da madrugada e a perca da força no jato.
2. Sangue na urina ou no esperma
Trata-se de mais um sinal de alerta. Caso você perceba a saída de sangue na urina ou na ejaculação, o momento é de buscar logo um médico com especialidade em urologia.
O ideal é ir atrás do especialista logo na primeira constatação. Afinal, como já falamos, o diagnóstico tardio pode contribuir para o avanço do câncer em outros órgãos. Aí a situação se torna bem mais grave.
3. Dor na lombar, na bacia ou nos joelhos
Os homens acometidos pelo câncer de próstata geralmente sentem dores na lombar, na bacia ou nos joelhos. Isso acontece por conta do aumento do tumor. Portanto, se você perceber uma dor em alguma dessas regiões, sem um motivo aparente, não perca tempo e vá ao médico.
Quanto à prevenção da doença, a dica é investir na qualidade de vida. Faça atividades físicas regulares, siga uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, realize os exames anuais com o seu urologista e não fique sem sexo, pois isso também é perigoso. Assim, você mantém os sinais de câncer de próstata bem distantes.
E aí, tem feito a devida prevenção? Ficou com alguma dúvida? Então deixe aqui o seu comentário!
Veja mais sobre:
Acompanhantes em SP
Garotas de Programa
Acompanhantes de Luxo em Jardins
Comente