Pode ter certeza! O Clubmodel sabe que o homem que se cuida, precisa do tênis certo para corrida é o único item essencial para quem busca melhor desempenho dentro da modalidade. O calçado errado ou correr descalço pode causar dores musculares, calosidades, perda de unha ou até hematomas nos dedos dos pés. Por isso, é fundamental ter o tênis específico para o cooper, suprindo suas necessidades.
Amortecimento
É o mais importante na hora de escolher o tênis certo para corrida! O impacto gerado aos tornozelos e joelhos é muito grande e a melhor forma de se cuidar é com o calçado certo.
Menor será a sobrecarga na musculatura e maior a proteção das articulações quanto mais eficiente for o sistema de amortecimento do tênis.
Para acertar no amortecimento, observe a flexibilidade na parte frontal do solado. Isso indica a aderência e o conforto durante atividades físicas.
Tipo de pisada
Para não errar na hora de escolher o tênis certo para corrida, você deve saber seu tipo de pisada. São três classificações:
– Pronada: se caracteriza por uma rotação interna excessiva do pé e tornozelo, fazendo com que a tensão seja posta na estrutura do pé, desalinhando tornozelo, joelhos e quadris. Além disso, a pronação é responsável pelo desperdício de energia.
– Supinada: é o oposto da pronada, o pé rola para o lado de fora. Deixando assim o peso do corpo na parte externa do pé, o que pode causar lesões nos joelhos, pés e costas.
– Neutra: é tipo de pisada mais próximo do ideal, pois equilibra a pronação e a supinação.
Tipo de solo
Considere o local do treino antes de de escolher o tênis. Numa estrada de terra irregular, chão com pedras ou lama, prefira calçados da categoria ‘trail’. No asfalto, dê prioridade a modelos com bom amortecimento.
Separe os objetivos
Alguns são melhores para treinos e outros para competições. Para distâncias curtas, escolha modelos mais leves ou da categoria performance, pois contam com as características ideais a um ritmo mais rápido. Se busca um tênis de corrida para treinos, foque o conforto e a qualidade, já que, é neles que desenvolverá e aprimorará suas habilidades.
O melhor é ter, pelo menos, dois pares. Uma corrida muito intensa pode deformar o calçado. Mas não se preocupe, ele volta depois de um tempo em repouso. Por isso, é bom que use o reserva enquanto o outro se recupero. Do contrário, a durabilidade do calçado e a sua performance podem ser afetadas.
Não vá pelo preço
Pessoas que não tem conhecimento técnico de produtos podem comprar os produtos por causa das marcas e, às vezes, achando que o mais caro tem maior qualidade. Nem sempre isso é verdade! Além do marketing e valor de marca envolvidos, existem especificação de um tênis mais barato que podem ser ideias para você e que outro mais caro não atenda.
O importante mesmo é analisar características do modelo em prol do que você busca. Com tanta variedade nas lojas, você precisará de um pouco mais de paciência e ajuda de um profissional do ramo para conhecer melhor os benefícios de cada um.
Não compre sem experimentar!
Não compre pela internet! É essencial prestar atenção em detalhes que podem passar despercebidos, mas que fazem diferença. Sempre experimente o modelo antes de levar! Algumas dicas ao procurar:
- a ponta do dedo não deve encostar na ponta do sapato
- as costuras não devem ficar nos pontos em que o pé sofre mais atrito
- a parte de trás deve ser macia e sem costuras para evitar bolhas
- Compre o tênis no final da tarde (período em que os pés tendem a estar mais inchados).
Comente