Como o estresse pode acabar com você e coisas para fazer pra aliviar

Todo mundo conhece muito bem aquele velho estereótipo do estressado: ele está sempre tenso e de mau-humor, sempre pronto para dar um piti e à beira de um ataque de nervos. A grande questão é que, além dessa pessoa ser um tanto desagradável, estar numa situação assim faz bastante mal à saúde. Na verdade, o estresse pode acabar com você de diversas maneiras.

Por outro lado, existe toda uma sorte de coisas diferentes que você pode fazer para aliviar todo esse estresse. Hoje você vai entender mais sobre esse mal que aflige tantas pessoas, ver o que ele pode causar tanto no seu corpo quanto no seu humor e descobrir as melhores formas de aliviar toda a tensão. Assim, você terá todas as armas para combatê-lo.

O que é o estresse

Antes de qualquer outra coisa, é importante saber exatamente o que isso. Afinal, muito se fala desse problema, mas nem sempre sabe-se exatamente o que é. O estresse se trata de uma reação fisiológica e comportamental do nosso organismo quando ele precisa lidar com situações que necessitem de grande esforço emocional.

Por se tratar de uma resposta normal, todo mundo já passou por casos assim, que vão dos mais leves e resolvíveis aos mais complexos e extenuantes.

Quanto mais tempo a causa da crise nervosa durar ou quanto maior a gravidade dela, mais o indivíduo fica estressado.

Como o estresse pode acabar com você

Existe todo um leque de sintomas graves no seu corpo, no seu humor e no seu dia a dia ao sofre de estresse. Conheça aqui com a gente cada um deles:

– Perturbações no sono

Existem várias formas do estresse alterar a qualidade do seu sono, dependendo do estágio em que está. Em fases mais leves e pontuais, um dos sintomas é a dificuldade em dormir por conta da adrenalina. 

Já em pontos mais exaustivos, o estresse pode ser o culpado por diminuir a quantidade de horas de sono. Ou seja, faz você acordar muito cedo e não conseguir voltar a dormir mais. A total insônia também é uma ocorrência comum.

– Falta de vontade de socializar

Encontrar os amigos para tomar uma cervejinha ou fazer aquele jantar social pode ser uma excelente programação para a sua noite, trazendo bastante diversão. Por outro lado, quem está estressado perde o interesse em socializar.

Seja por começar a achar tudo muito tedioso e sem graça ou por ficar com medo de estourar de nervoso por estar em grupo, a pessoa que está sofrendo com estresse acaba sem vontade de aceitar convites para socializar.

– Tensão e mau-humor

Quando se pensa em estresse, essa dupla logo vem à mente. A tensão é um reflexo fisiológico de retração, que muitas vezes é ocasionado pelo estresse e causa dores por todo o corpo. 

Enquanto isso, o mau-humor é responsável por conflitos internos e externos. Ao ver a vida perder o brilho e as coisas perderem a graça, o indivíduo estressado acaba descontando toda esse problema interno em brigas ou berros com outras pessoas.

– Perda de produtividade

Muito do estresse pode ser ligado ao trabalho. Pensa-se no estresse como um efeito colateral de pessoas bem-sucedidas. Por outro lado, essa resposta fisiológica compromete diretamente a capacidade profissional, ao fazer a produtividade e a criatividade caírem drasticamente.

– Doenças

Em casos mais graves, o estresse também causa ou permite o avanço de doenças. A lista é bem grande e vai desde úlceras até mesmo herpes, muito por conta de fazer o sistema imunológico ficar mais frágil.

Outras doenças bastante comuns no estresse são: depressão, pressão alta, diabetes, infarto e psoríase. Em casos muito graves de exaustão, pode ocorrer a morte.

– Falta de libido

Além de tudo isso, por mais que o sexo seja uma das formas de liberar endorfinas e aliviar o estresse, ele causa uma acentuada alteração na libido. Isso porque a energia que costumamos voltar para o sexo está sendo usada na luta contra o estresse, motivando a falta de interesse no prazer. A vontade desaparece quase que completamente.

O que você pode fazer aliviar o estresse

Agora que você já descobriu tudo que o estresse afeta na sua vida, o melhor a se fazer é encontrar formas eficientes de combatê-lo em seus mais variados estágios. Sendo assim, a gente separou uma série de dicas práticas que te ajudam a liberar endorfinas para aliviar essa tensão. Confira:

– Fazer caminhadas

Basta 10 a 15 minutos por dia. Qualquer tipo de caminhada ajuda a limpar a mente e impulsionar as endorfinas. De preferência, andar por espaços verdes ou parques pode ser uma grande ajuda para colocar você em um estado de meditação por conta de um fenômeno conhecido como atenção involuntária.

– Beijar

O estudo da pesquisadora e doutora Laura Bergman, da Universidade Northwestern, indica que uma coisa tão simples quanto um beijo na boca pode ser um fator de cura para o estresse. Ela explica: “beijar alivia o estresse por criar uma sensação de conexão, o que libera endorfinas, as substâncias químicas que combatem estresse e depressão”.

– Dar risadas 

Outra forma imediata de liberar endorfinas e contra-atacar as situações estressantes é a partir do riso. Pode ser assistir a uma cena de humor, a um show de stand-up, escutar uma piada, ver um meme ou receber um viral. O riso e a graça ocasionam um bom alívio.

– Fazer exercícios

As doses de endorfina elevadas sendo liberadas pelas atividades físicas também são muito indicadas no combate ao estresse. Basta encontrar o exercício que você mais gosta de fazer e seguir em frente.

– Consulta médica e terapia

Em casos particularmente graves de estresse, a melhor opção é buscar por ajuda profissional para os problemas. A dupla de psiquiatra e terapeuta ajuda a lidar nas duas frentes e facilita a transição do indivíduo do estado de estresse para uma cura.

– Contratar uma acompanhante

Por fim, mas não menos importante, talvez retornar ao uso da energia sexual para a liberação de endorfinas e combater o estresse seja uma das medidas mais eficazes. Mas sair com uma acompanhante não significa apenas isso.

A companhia e a socialização com outra pessoa diferente do seu círculo do dia a dia também ajuda bastante a lidar com o estresse rotineiro. Então o melhor de marcar um encontro com uma acompanhante é saber que ela vai te ajudar a acabar com o estresse em duas frentes bem diferentes (e bem eficazes).

Gostou de saber tudo sobre o estresse?

Com certeza você aprendeu muito sobre o que é estresse, o que ele causa e como aliviar. Sendo assim, se você quer continuar vendo artigos relevantes e, principalmente, se você curtiu a última dica de como aliviar o estresse, venha com a gente no ClubModel, o maior guia de acompanhantes de SP.

Veja mais sobre:
Acompanhantes em São Paulo, SP 
Acompanhantes de Luxo
5 Alimentos para aumentar a imunidade do corpo
Acompanhantes de Luxo em Jardins

Comente

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.