ClubModel 8 dicas para fazer barba que fazem toda diferença erros comuns coceira pelo encravado

8 dicas para fazer a barba que dão toda diferença

Com barbearias saindo em toda esquina, o homem moderno cada vez toma mais cuidado com a barba. Não quer ficar pra trás e opta por fazer a barba você mesmo? Separamos as principais dicas para fazer barba.

Dicas para fazer barba

Erros no ato

1. Temperatura da água

Limpar o rosto para se barbear é lição básica, mas deve ser feita com água morna ou quente. Assim seus poros ficam mais abertos e sua pele não fica machucada. Lave o rosto no fim com água fria, fechando os poros e os protegendo.

2. Sabonete ao invés de espuma

Opte por sempre ter um estoque ou levar no caso de viagens, porque usar sabonete no lugar não é uma boa escolha.

Por mais que o sabonete ajude a lâmina a deslizar, ele elimina a oleosidade natural do rosto. Isso pode dar irritação, pelos encravados e espinhas. Se for tirar pelos durante o banho, também. A espuma reduz atrito com a pele, evitando cortes e arranhões.

3. Sentido do Crescimento

Esse é o erro da grande maioria dos iniciantes e causa principal causa dos pelos encravados. A regra (sempre) é raspar os pelos no sentido contrário do crescimento da barba. Ou seja se o pelo está pra baixo, você passa a lâmina de cima pra baixo. É comum um rosto ter mais de um sentido de crescimento.

Caso o resultado tenha desagradado e sua pele não seja sensível, pode passar uma vez na direção oposta. Mas se certifique de fazer todos outros procedimentos de cuidado.

4. Pelos fora do desenho do rosto

Manter o formato certo da barba não é tão fácil. Retirar aqueles pelos extra na bochecha e no pescoço requer um cuidado. Siga a linha da mandíbula e do queixo, em formato de V. Nessas áreas use sempre lâminas novas.

Outro erro comum é deixar as costeletas com altura igual. Deixe de olhar para uma bochecha e depois a outra. Olhe de frente e trace uma linha imaginária que parte do seu nariz para as extremidades. Assim fica certinho.

Depois do Barbear

5. Pós-barba

Você está passando uma lâmina no rosto, isso agride ele de uma forma ou outra. Não esqueça de utilizar o pós-barba que alivia, cicatriza e acalma pele. Além do mais eles hidratam o pelo que está pra crescer.

6. Esfoliação

Essa dica é pra quem já tentou de tudo pra evitar pelos encravados e não adiantou. Existem vários produtos de esfoliação, como esponjas baratinhas e cremes, além de opções caseiras. Isso uma vez por semana já remove as células mortas e diminui chance de pelos irritados.

Dia a Dia

7. Coçar a Barba

Coçar a barba, ainda mais quando os pelos voltam a crescer irrita muito. A vermelhidão pode aumentar e até pode deixar sua barba falhada. Para evitar coceira utilize produtos pré e pós-barba, citados acima.

8. Esquecer a Limpeza

Hoje não é difícil achar barbeiros espalhados pela cidade e produtos específicos para cuidar. Os produtos corporais e shampoos podem acabar ressecando e atrapalhando todo o barbear. Você consegue achar por R$15 bons cremes e óleos pra deixar sua barba como sempre quis.

Não é difícil, viu? E se o problema é masculinidade, tenha certeza que uma barba bem cuidada é sinônimo de um homem viril.

Tem alguma dica para indicar? Deixe nos comentários!