Chamada de Brevê, a Habilitação para Helicóptero e Aviões é o sonho de muitos. Neste artigo, o Clubmodel, traz para você informações essenciais para que você fique por dentro do processo necessário e sair vondando.
Para começar, é necessário que se entendam alguns conceitos básicos:
- PP: significa Piloto Privado. Esse tipo de habilitado não trabalha no ramo da aviação comercial e só pode pilotar seu próprio helicóptero ou um alugado por ele;
- PC: essa sigla significa Piloto Comercial. Está apto a trabalhar como piloto, mas não a pilotar aviões de linha aérea regular;
- PLA: Piloto Linha Aérea. Pilotam jatos de ponte aérea, aviões transcontinentais e outros.
Inicialmente, o primeiro Brevê que você ira conseguir é o PP. Este só permitirá que você pilote um avião monomotor sob as regras de voo visual. Isso consiste na na navegação por contato, visualizando a paisagem, semelhante a um automóvel. Vale lembrar que enquanto PP, você não pode ser remunerado como piloto.
Como tirar o Brevê para helicóptero?
Para conseguir a habilitação para helicóptero, será necessário aprovação após ter feito as provas de conhecimento sobre navegação aérea, conhecimento sobre regulamentos, meteorologia para vôo, teorias de vôo e conhecimentos técnicos exigidos explicitamente pela ANAC.
Habilitação para Helicóptero PP
Para este tipo de habilitação, será necessário possuir 35 horas de voos feitos em um aeroclube certificado pela ANA. Se você realizar seu treinamento numa aeronave particular, então, será preciso, pelo menos, 40 horas de voo.
Depois disso, terá que ser aprovado no exame de voo, conhecido como voo de cheque. Entretanto, será preciso antes que o candidato, receba sua aprovação no exame Psicotécnico e nos exames de condicionamento físico e fisiológico.
Ao obter seu Brevê, poderá voar por países vizinhos como Uruguai e Argentina, mas está impedido de sobrevoo nos oceanos ou realizar voos de grandes distâncias.
Habilitação para Helicóptero PC
Se você além de pilotar seu próprio avião, pretende seguir carreira como Piloto Comercial, será necessário uma segunda Brevê. Como a habilitação/carteira de motorista, a nova categoria dá ao piloto permissão para pilotar helicópteros e aviões.
Nesta categoria, apesar de as matérias teóricas serem as mesmas, abordarão maior nível de aprofundamento, tal como: teoria de voo a jato e técnicas avançadas de vôo por instrumentos.
Além de o exame médico ser mais rigoroso, maior tempo de aulas práticas serão exigidas. 150 horas de voo em aeronaves de aeroclubes e em aeronave particular, 200 horas de treinamento são necessárias. 20 horas de voo por instrumento, mais treinamentos nos simuladores sintéticos. Passada esta etapa, o candidato deve ser aprovado no Voo de Cheque. Nele, o piloto realiza a navegação sem o auxílio do instrutor. Fora tudo isso, também deve ser aprovado no voo final, testando as capacidades gerais do piloto. Finalmente, então, o Brevê é liberado.
Com a Brevê PC, o piloto poderá ser remunerado por seu trabalho. Estará autorizado a pilotar qualquer aeronave monomotor que tenha instrumentos no painel de navegação.
Simuladores
Exigido para os candidatos a Brevê de Piloto Comercial, o treinamento em simulador que é conhecido como IFR (Regulamento do Voo por Instrumentos) serve para simular viagens noturnas, criando ambientes de visibilidade reduzida para quem precisa treinar. Nesta condição, é preciso usar instrumentos do painel para se guiar durantes os voos.
Como mencionado, no treinamento de Pilotos Privados (PP), no VFR, o piloto se orienta por meio de referências visuais em terra. Por exemplo: estradas, lagos e rios. Acontece apenas durante o dia e em condições climáticas que permitam a melhor visibilidade.
Após adquirir a Brevê PP e PC, é possível, então, solicitar outras habilitações/carteiras, como a de instrutor de vôo INVA, e a de Piloto de Linhas Aérea (PLA).
Agora, você já sabe como tirar sua habilitação para helicóptero e realizar este sonho de voar sobre a cidade. Continue conosco para curtir mais matérias como esta…
Comente