Como funcionam as regras de etiqueta do vinho? A gente explica

Como funcionam as regras de etiqueta do vinho?

Não é todos que estão acostumados com as regras de etiqueta do vinho, mas a internet já não deixa mais desculpa para não saber. Confira as principais dicas dos enólogos e sommeliers.

5 regras de etiqueta do vinho

Como funcionam as regras de etiqueta do vinho? A gente explica

1. Como pedir a carta no restaurante?

No restaurante, a pessoa deve chamar atenção do garçom, maítre ou sommelier e solicitar a carta de vinhos, sempre acompanhado de “por favor”. Com calma, escolha a sua garrafa – podendo analisar valores, safra, produtores e região.

Ao fazer o pedido, quem solicitar será o anfitrião responsável por todas as etapas seguintes. Independente de ser homem ou mulher, então se a gata entender mais de vinhos também tá valendo.

Quando o sommelier trouxer o seu rótulo, mostrará se é o vinho solicitado. Assim poderá autorizar a abertura, sem segredo. Ele irá cheirar a rolha ou se servir com um “micro-gole”, para se certificar que vinho não estragou de alguma forma.

A seguir você fará o mesmo, cheire a taça girando a taça levemente e tome um gole, deixando que vinho passeie pela sua boca. Com sua aprovação, ele mesmo servirá as taças da mesa.

Ao sair, pode solicitar a rolha em caso de coleções ou para “guardar o momento”.

2. A mesa e as taças certas

As próximas dicas são para os modos quando receber ou for recebido para beber vinho. Para escolher a taça específica para cada tipo de vinho é muito simples, dúvida? Confira cada uma:

Bojo mais largo: Para o vinho tinto que necessita “respirar”.

Bojo mais estreito: Para os vinhos brancos que devem ser servidos gelados.

Compridas e estreitas: A taça “tulipa” é ideal para espumantes, evitando que as bolhas se percam.

Ao arrumar a mesa, deixe uma taça (ou copo) de água à esquerda e a taça de vinho à direita. A água é importante, e necessária, para fazer a limpeza do paladar. Se for servir um vinho gelado, deixe um balde de gelo para deixá-los na temperatura certa.

3. Como segurar taça?

Ah, a dúvida de alguns e não tem problema. Mas é importante para manter a excelência na etiqueta do vinho.

Opte sempre pelo pé ou o cabo, já que o cristal pode ficar com marcas de dedos e mudar temperatura da bebida.

4. Servir o vinho corretamente

Você não precisa ser um sommelier profissional para servir o vinho da melhor maneira. Mas lembre-se de servir todos que irão beber igualmente, a não ser que seja solicitado menos.

Segure a garrafa pela parte de baixo com seu braço mais forte. Apoiando o “pescoço” com o indicador, encha a taça dos outros primeiro. De preferência do convidado mais velho ou seguindo o sentido horário.

A taça costuma ser enchida até a metade. Pode girar taça de forma leve, evitando pingos.

5. Quem bebe primeiro?

Se você servir, é você quem tem a preferência em ser o primeiro ou para dizer algo antes.

Não é o caso? Então é o contrário, aguarde para saber se haverá um convite para brindar e, após o brinde, beba após quem serviu. É importante olhar para os olhos de quem brinda e não para o “tim tim”.

Ao beber evite goles grandes, de resto, aproveite esse momento com a companhia.

Gostou das dicas? Se quer mais conteúdo sobre vinhos, deixe seu comentário.

Comente

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.