Tipos de café: As diferenças de aroma, preparação e forma de servir

Tipos de café: As diferenças do melhor amigo do homem

Não são os cachorros, não é a cerveja – o café é o verdadeiro melhor amigo do homem. Por conta disso não podíamos deixar de dar uma aula sobre os tipos de café.

Pode se preparar para se tornar o maior sommelier de cafés e impressionar em encontros na cafeteria – já que hoje se tornaram tão comuns.

Entenda os tipos de café

Tipos de café: As diferenças de aroma, preparação e forma de servir

E, não esquece, café se bebe sem açúcar.

1. Preparação do café

O primeiro passo é entender a diferença entre as formas de preparação, que são basicamente o Café Coado e o Café Expresso. A maneira mais tradicional é quando ele é coado por meio de filtro de tecido ou de papel. Assim ficará mais suave e com aquele conhecido aroma de café.

A diferença com o café expresso é de que a preparação é feita por uma máquina (de origem italiana), produzido mais rápido e com uma quantidade maior de pó por volume. Portanto, mais forte e denso.

2. Café servido

Sabe quando pega o cardápio e não entende muito bem os nomes, normalmente é porque está ali a forma que será servido. Isso define principalmente a quantidade e se está misturado com mais alguma coisa.

Tipos de café: As diferenças de aroma, preparação e forma de servir

Essa ilustração explica exatamente o que são os cafés Espresso (uma dose), Doppio (duas doses), Latte (café com leite), Cappuccino (café, leite e creme) e Mocha (café, leite, creme e cacau).

Agora tá mais fácil de pedir, né?

3. Grãos de café e sabores

Aí que chega a parte um pouco mais de degustação mesmo, em que você encontrará os sabores mais diferenciados. E são, para começar, oito notas de sabor: assado, especiarias, nozes/cacau, doce, floral, frutado, fermentado e vegetal.

Os grãos de café são como as uvas usadas de um vinho para o outro em específico.

Os tipos de grãos mais conhecidos dos frequentadores de cafeteria são Bourbon (o grão forte e querido por aí), Kona (o mais caro de todos), Catuaí (brasileiro muito difundido) e Acaiá (com aroma de cacau, sofisticada).

Agora que já manja quase tudo dos tipos de café, dá uma olhada em outros artigos de estilo e gastronomia no ClubModel Blog – o maior guia de acompanhantes de São Paulo.