Distúrbios do sono: Os possíveis motivos de "não conseguir dormir"

Não conseguir dormir: Conheça 4 distúrbios do sono

Uma noite mal dormida pode acabar com seu dia, agora pensa quando isso se repete várias vezes durante a semana?

Passa por algo parecido ao tentar dormir? Então deixa que nós explicamos os vários tipos de distúrbio de sono.

Distúrbios do sono

Uma pesquisa da empresa de tecnologia Royal Philips, realizada em 12 países, descobriu que o Brasil não está com as noites em dia.

Segundo o levantamento, por mais que 69% dos brasileiros acreditem que o bom sono impacta na saúde, 36% reclamaram de sintomas da insônia. Um dado realmente preocupante.

Buscar tratamento é efetivamente uma forma de viabilizar uma ótima melhora no bem-estar. Entenda como!

Insônia

O mais conhecido dos distúrbios do sono é ela. Inclusive é facilmente associada com os outros por falta de conhecimento.

A insônia pode acontecer de duas formas: não conseguir dormir ou despertar durante o sono.

Para o tratamento é recomendado terapia cognitivo-comportamental ou medicamentos receitados pela psiquiatria.

Ansiedade

Constantemente citada entre os distúrbios mais diagnosticados. O transtorno de ansiedade, além de trazer os “ataques de nervos”, inquietação e tensão muscular, é um vilão para o sono.

Os pacientes costumam demorar para adormecer ou acordar durante a noite por conta de preocupações demasiadas ou em vésperas de compromissos.

Assim como a insônia possui o tratamento com medicamentos e por meio de terapia.

Pernas inquietas

É justamente o que o nome diz. Por mais que soe engraçado, é incomodo quando se torna um distúrbio real.

Quem tem pernas inquietas possui essa sensação desagradável e a necessidade de movimentar os membros inferiores. O que faz o paciente não conseguir dormir.

Pode ser causada por outras doenças, como neuropatia e anemia. Em si, o distúrbio não possui tratamento comprovado, apenas é aliviada por meio de massoterapia e banhos quentes.

Apneia do sono

A obstrução do fluxo de ar na garganta, parcial ou totalmente. Isso impede o descanso e uma noite bem dormida. Principal fator é o excesso de peso, fazendo a língua fechar passagem para a faringe.

Também causa ronco, que também atrapalha quem dorme por perto. Nesse caso a solução mais recomendada é o CPAP, um aparelho que ajuda a passagem de ar durante o sono.

Espero que assim suas noites sejam melhor dormidas! Para mais conteúdo como esse, leia o Blog ClubModel.