roupas para sobreviver no verão

Roupas para sobreviver ao calor

Roupas para sobreviver ao calor

O verão chegou e você, como sempre, deve estar se perguntando como se vestir para não sofrer com esse calorzão! Nem sempre, dá para vestir regata e chinelão. Ainda mais quando você quer impressionar. Por isso, o Clubmodel separou para você algumas dicas que o ajudarão a escolher o tecido de algumas roupas para sobreviver e aguentar os dias de calor…

O Brasil compreende em seu clima altas temperaturas. É um país tropical e carece que o código de vestimenta seja flexível. Infelizmente, nem sempre, dá para escapar do terno ou a roupinha social num evento ou no trabalho.

De Norte a Sul, no verão, todo o Brasil experimenta altas temperaturas. Na cidade é bem pior. O efeito estufa e a concentração de calor nas construções excede em temperatura se comparada em áreas verdes. Quem mora nas grandes capitais já está acostumado com o entra e sai do ar-condicionado. Será que dá pra escolher roupas que sejam confortáveis e vistam bem? Dá, sim, e já vamos falar disso…

Aprenda a usar as etiquetas

Elas foram feitas para ajudar e contém informações que podem, ou melhor, são super úteis. Desde orientações para lavá-las até a origem da produto. O que importa, neste caso, é a composição da roupa. Verifique-as e prefira tecidos naturais, como: seda, algodão, linho e lã, ou mistos com a maior porcentagem de naturais.

Algumas roupas podem ser feitas com tecidos sintéticos, como poliéster, poliamida, acrílico. São usados por serem baratos e não amassarem. Mas dificultam a transpiração e poder super aquecer rapidamente no verão.

Veja uma lista com os tecidos ideais para curtir o verão sem esquentar a cabeça:

Algodão

Esse é básico! O algodão é conhecido como matéria prima de outras tramas e, sendo natural, permite melhor ventilação através das fibras, evitando suor excessivo e os odores causados pelas bactérias que vivem em nossa pele.

Linho

Tecido originado da planta de mesmo nome, é perfeito para quem procura roupas para sobreviver ao verão brasileiro. Ele é muito leve, além de elegante. Pode ser usado em vários tipos de peças: calças, bermudas, blazers e camisas. É bastante masculino porque parece rústico. Eles podem amassar um pouco e se isso incomoda, opte por uma trama mista com porcentagens de viscose.

Tencel

Não é muito conhecido, mas vale a pena utilizar. Ainda mais porque está na lista e vai ajudá-lo nesses dias de calor! Ele vem da celulose e, mesmo sendo novidade, reúne muitas qualidades: é agradável à pele e macio como algodão, ao toque, é como seda, tem caimento fluido e é super leve. Um plus é que ele ainda tem boa resistência à umidade.

Seda

Camisa de Tricoline Acetinada

A seda é um tecido de alta qualidade e também pode ser misturada a outros tecidos. É uma opção excelente para peças desta estação. Independente do preço, se você não é o tipo de homem que se vê em roupas de seda, opte pela trama de tecido misto com algodão, o tricoline acetinado ou a cambraia acetinada.

Viscose

É artificial, porém tem a celulose como base. Sendo assim, é uma alternativa refrescante. Os tecidos produzidos inteiramente de viscose são leves e tem caimento fluido. Absorvem a umidade e a transpiração. Um dos aspectos negativos é que podem encolher facilmente, além de amarrotar.

Cambraia

Originada a partir do algodão ou linho, é um tecido leve; até transparente, se feito com algodão.– É muito utilizada na camisaria, ideal para ficar elegante e confortável no verão. O tecido cambraia de linho é mais pesado. Prefira este tipo no trabalho se este pedir algo formal e quiser conforto.

Lã Fria

Roupas para sobreviver ao calor

Ela é feita totalmente de lã. A diferença e que a torna mais adequada para o clima quente é a quantidade de fios no tecido. Por serem muito finos, deixam a malha leve e, ainda assim, boa para peças de alfaiataria.

Atente-se aos tipos que pode ver nas etiquetas. Podem aparecer como Super 100, 120, 150, 180 – quanto maior o número, mais fino o fio – e o mais indicado é o Super 120, que é fresco e resistente.

Brim

O brim é um tecido de sarja, comumente, feito de algodão e certa porcentagem de elastano. Apesar de não ser muito leve, é usado em calças e bermudas masculinas pro verão. Feito de algodão, é uma boa alternativa para um look mais formal e, ainda assim, driblar o mal estar de uma roupa encorpada.

Sarja acetinada

É mais refinada que o brim. É feito totalmente de algodão e tem um efeito lustroso ao toque pelo tamanho de suas fibras. Embora o nome seja esse, não é, de fato, sarja. Este tecido tem peso semelhante ao da sarja comum e, por isso, é bastante empregado em calças e peças de alfaiataria.

Cetim

Camisa em cetim de algodão egípcio

Lembrando dos lençóis? O cetim tem aspecto brilhante, é liso e escorregadio. Pode ser feito a partir de qualquer matéria prima têxtil, incluindo seda, algodão, poliéster, poliamida…

É mais barato barato produzir o cetim com poliéster ou poliamida. O brilho excessivo faz com que muitos homens descartem essa opção de vestimenta, já que, é mais difícil encontrar sua versão em fibra natural. Procure se atentar ao aspecto e a sensação ao toque. Os que são mais macios, sedosos e com brilho sutil, são de qualidade superior.

Crepe

Você já ouviu falar do crepe. Também pode ser feito a partir de vários tipos de fibras. Tem aspecto granulado, mas é super leve e fluido. Um dos tipos mais finos é o Crepe Chiffon. Possui textura transparente e é levemente enrugado. Outro muito utilizado em blusas é o Crepe da China, com aspecto opaco e um bom caimento.

Evite os produtos que não sejam de fibras naturais. O crepe e o cetim não proporcionam tanto frescor quando derivam de fibras sintéticas.

Pronto! Agora você já sabe quais são os tecidos mais frescos para roupas de verão. Sobreviva ao calor e não derreta! Deixe que elas se derretam por você… Mantenha-se ligado e veja mais matérias como essa, clicando nos links:

Veja também:

Comente

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.