a escolha do vinho certo

A escolha do Vinho Certo

Você já ouviu falar em “harmonização”? Os vinhos variam de teor alcóolico e de textura; não só de sabor. O Clubmodel sabe o quanto as melhores acompanhantes apreciam encontros regados a um bom vinho… Por isso, vamos passar dicas para a escolha do vinho certo e seus acompanhamentos para não errar durante a sedução:

1. Carnes vermelhas

Se optar pela proteína de carnes vermelhas e seu preparo for longo – assadas, cozidas – e houver molho no acompanhamento, a escolha do vinho certo é o tinto. Os produzidos com a Cabernet Sauvignon são mais indicados, tanto para o preparo quanto para a harmonização.

Sem segredo: o vinho utilizado no preparo pode, sim, ser o mesmo para a harmonização ou, pelo menos, da mesma uva! Não tem como errar!

2. Almôndegas

Almôndegas servidas com um delicioso molho ficam bem harmonizadas com o bom e velho vinho tinto… O Barbaresco é uma das opções mais tradicionais para acompanhá-las…

3. Sopas

Neste caso, as sopas quentes (características do inverno)… Certamente, são o xodó dessa estação… Ideais para lanches ou jantares leves num encontro. A escolha do vinho certo, neste caso, está na pontinha da língua e lembra a tradição caseira: o pitoresco vinho tinto! Se a sopa levar massa e carne de aves, vá de Merlot! Esse vinho de corpo aveludado é perfeito para essa sopinha…

4. Massas com molho branco

Se o molho for branco, então, o vinho tem que ser branco? Normalmente, sim… Os molhos à base de queijo, ovos ou outro derivado, harmonizam mais com esse tipo de vinhos. Por serem pratos pesados, opte por vinhos leves como um demi sec branco.

As melhores escolhas: a Savignon Blanc, Chardonnay ou a tinta Pinot Noir, fugindo à regra para quem não abre mão dos tintos.

5. A escolha do vinho certo para queijos

O vinho é versátil e não acompanham apenas pratos principais. Você pode estar mais interessado em aperitivos enquanto está com sua taça. Todos já sabem: queijo e vinho estão lado a lado. Vamos descobrir, nesta lista, logo abaixo, como escolher o vinho certo para cada tipo deles?

PROVOLONE

Origem: Itália

Tem aroma defumado, é firme e salgado. Harmoniza com os vinhos Cabernet, Malbec e Shiraz.

GORGONZOLA

Origem: Itália

É levemente frutado, salgado e picante ao mesmo  tempo. Tem consistência macia e derrete na boca. Combina com vinhos doces e licorosos como Porto, Moscatel e Xérez.

GOUDA

Origem: Holanda

De sabor adocicado e textura macia… Com o passar do tempo, ele ganha uma leve nota picante. Harmonize-o com vinhos tintos Merlot, Shiraz e Carménère ou vinho branco Chardonnay.

BRIE

Origem: França

Por dentro de uma casca branca, apresenta textura aveludada e sabor que lembram cogumelos frescos. Combina com vinhos leves como o tinto Pinot Noir ou os brancos Chardonnay e Sauvignon Blanc.

EMENTAL

Origem: Suíça

Considerado o melhor queijo por muitos, é macio, aerado e tem sabor adocicado. Harmoniza com os vinhos tintos Carménère, Shiraz e Merlot, ou brancos como Riesling e Chardonnay.

PARMESÃO

Origem: Itália

Salgado e levemente picante, é quebradiço e muito usado nas receitas das massas e risotos. Vai bem com Cabernet Sauvignon.

Não deixe de experimentar esses queijos com frutas, castanhas e pães. Esses petiscos limpam o paladar durante a degustação de diferentes queijos.

Gostou, né? Antes de começar sua seleção de queijos e vinhos, veja mais artigos do Clubmodel como esse! Fique por dentro das melhores dicas do universo masculino para arrasar nos seus encontros!

Veja também

Comente

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.