Você já ouviu falar em “harmonização”? Os vinhos variam de teor alcóolico e de textura; não só de sabor. O Clubmodel sabe o quanto as melhores acompanhantes apreciam encontros regados a um bom vinho… Por isso, vamos passar dicas para a escolha do vinho certo e seus acompanhamentos para não errar durante a sedução:
1. Carnes vermelhas
Se optar pela proteína de carnes vermelhas e seu preparo for longo – assadas, cozidas – e houver molho no acompanhamento, a escolha do vinho certo é o tinto. Os produzidos com a Cabernet Sauvignon são mais indicados, tanto para o preparo quanto para a harmonização.
Sem segredo: o vinho utilizado no preparo pode, sim, ser o mesmo para a harmonização ou, pelo menos, da mesma uva! Não tem como errar!
2. Almôndegas
Almôndegas servidas com um delicioso molho ficam bem harmonizadas com o bom e velho vinho tinto… O Barbaresco é uma das opções mais tradicionais para acompanhá-las…
3. Sopas
Neste caso, as sopas quentes (características do inverno)… Certamente, são o xodó dessa estação… Ideais para lanches ou jantares leves num encontro. A escolha do vinho certo, neste caso, está na pontinha da língua e lembra a tradição caseira: o pitoresco vinho tinto! Se a sopa levar massa e carne de aves, vá de Merlot! Esse vinho de corpo aveludado é perfeito para essa sopinha…
4. Massas com molho branco
Se o molho for branco, então, o vinho tem que ser branco? Normalmente, sim… Os molhos à base de queijo, ovos ou outro derivado, harmonizam mais com esse tipo de vinhos. Por serem pratos pesados, opte por vinhos leves como um demi sec branco.
As melhores escolhas: a Savignon Blanc, Chardonnay ou a tinta Pinot Noir, fugindo à regra para quem não abre mão dos tintos.
5. A escolha do vinho certo para queijos
O vinho é versátil e não acompanham apenas pratos principais. Você pode estar mais interessado em aperitivos enquanto está com sua taça. Todos já sabem: queijo e vinho estão lado a lado. Vamos descobrir, nesta lista, logo abaixo, como escolher o vinho certo para cada tipo deles?
PROVOLONE
Origem: Itália
Tem aroma defumado, é firme e salgado. Harmoniza com os vinhos Cabernet, Malbec e Shiraz.
GORGONZOLA
Origem: Itália
É levemente frutado, salgado e picante ao mesmo tempo. Tem consistência macia e derrete na boca. Combina com vinhos doces e licorosos como Porto, Moscatel e Xérez.
GOUDA
Origem: Holanda
De sabor adocicado e textura macia… Com o passar do tempo, ele ganha uma leve nota picante. Harmonize-o com vinhos tintos Merlot, Shiraz e Carménère ou vinho branco Chardonnay.
BRIE
Origem: França
Por dentro de uma casca branca, apresenta textura aveludada e sabor que lembram cogumelos frescos. Combina com vinhos leves como o tinto Pinot Noir ou os brancos Chardonnay e Sauvignon Blanc.
EMENTAL
Origem: Suíça
Considerado o melhor queijo por muitos, é macio, aerado e tem sabor adocicado. Harmoniza com os vinhos tintos Carménère, Shiraz e Merlot, ou brancos como Riesling e Chardonnay.
PARMESÃO
Origem: Itália
Salgado e levemente picante, é quebradiço e muito usado nas receitas das massas e risotos. Vai bem com Cabernet Sauvignon.
Não deixe de experimentar esses queijos com frutas, castanhas e pães. Esses petiscos limpam o paladar durante a degustação de diferentes queijos.
Gostou, né? Antes de começar sua seleção de queijos e vinhos, veja mais artigos do Clubmodel como esse! Fique por dentro das melhores dicas do universo masculino para arrasar nos seus encontros!
Comente