benefícios da natação

Benefícios da Natação

Não se pode negar! A prática regular de esportes e exercícios auxilia no combate de doenças e contra envelhecimento. Sempre que puder, opte por algo que lhe seja prazeroso também. Nadar é um exercício físico aliado ao bem-estar. Entre tantos benefícios da natação estão o controle do estresse e ansiedade. Além disso, também combate outras doenças como como a bronquite, asma e a obesidade.

Além de enferrujado, tem que se livrar do sobrepeso? Sabia que o esporte aquático é a melhor opção para este caso? Este ambiente gera baixo impacto nas articulações, facilitando os movimentos. É mais difícil ter agilidade quando se está fora de forma. Por isso, pense bem antes de começar! A seguir, uma lista com 10 benefícios da natação para você:

1. Melhora o humor

Se tem sofrido com o estresse, a prática da natação pode ajudar! Funciona como terapia alternativa a quem não quer ser radical. Estimula a produção de neurotransmissores que proporcionam prazer e bem-estar. Mesmo que outros exercícios também o façam, ao nadar, esse benefício surge com maior intensidade, pois estar na água, relaxa bastante.

2. Dá fôlego e disposição

Pratique natação para ganhar muito mais fôlego e disposição! Além das atividades do dia a dia, ela melhora a vida sexual. Quem deseja mais agilidade e disposição no sexo vai perceber a melhora nessa área.

3. Melhora a concentração

Pode parecer estranho, mas nadar melhora também concentração. O motivo é a necessidade de atenção aos detalhes e movimentos que devem ser feitos de forma sincronizada. Praticando nado, você leva esse benefício às outras áreas da vida, melhorando até o desempenho no trabalho.

4. Reduz a gordura corporal

A perda de peso e a estrutura física saudável são importantes. Outro benefício da natação é que queima, em média, 500 calorias por hora. Com bons hábitos alimentares, consegue, além melhorar medidas, perder os quilinhos causados pelo excesso de gordura corporal. Não se preocupe tanto com o peso. Músculos pesam mais que a gordura, portanto, consulte um profissional.

5. Proteção da cartilagem

A cartilagem que envolve a musculatura a protege durante movimentos. Também está presente entre as articulação. Exercícios de impacto a friccionam durante o treino. A natação é melhor para quem sofre e quer evitar uma inflamação.

6. Aumenta a força dos músculos

Fortalecimento e aumento da capacidade muscular são necessários. Ao nadar, as partes do corpo que estão envolvidas são trabalhadas, aumentado o tônus muscular. Aumenta e define, principalmente, braços, tronco, abdome e pernas.

7. Deixa o coração em forma

Com uma certa idade, mesmo sendo ativo, é preciso se cuidar. Ao investir na prática esportiva, também otimiza o condicionamento cardiovascular. Assim, afasta o risco de sofrer com doenças relacionadas ao coração como o infarto e AVC.

8. Diminui o risco de ter diabetes

Quando estamos nos movendo, é necessária a energia que permite a ação. Ela é obtida na glicose. Este açúcar não deve estar em excesso na corrente sanguínea. Por isso, ao consumi-lo com atividades físicas, também se afasta o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

9. Indicada para quem tem asma

asma atinge 6,4 milhões de brasileiros acima de 18 anos, segundo Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A natação aumenta a capacidade pulmonar, amenizando os sintomas e pode até impedir novas crises.

10. Pressão arterial controlada

Aproximadamente, 30% dos brasileiros são hipertensos, aponta a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Atividades físicas ajudam a relaxar os vasos sanguíneos. Dessa forma, a pressão arterial se mantém baixa e os riscos risco da hipertensão diminuem.

Ao praticar esportes, procure lugares com estrutura adequada e um educador físico que possa te orientar. Fique por dentro desta e outras dicas do Clubmodel! Aumente o fôlego e aproveite suas aventuras com as melhores acompanhantes de São Paulo!