benefícios do pólo aquático

Benefícios do Polo Aquático

Neste artigo, o Clubmodel traz um esporte que mistura futebol, handebol e rugby. Além de uma das modalidades mais populares nas competições olímpicas, o polo aquático é uma ótima opção para sair da sua rotina, fazendo algo diferente, além de prazeroso, para entrar em forma. Conheça os benefícios do polo aquático, um pouco da sua história e como praticar…

O surgimento do polo aquático

Seu primeiro jogo oficial se deu em 1876. No ano de 1880, Escócia e Inglaterra se enfrentaram na primeira partida internacional desta modalidade. Foram os primeiros lugares onde ficou popular. Além de peças-chave em sua evolução, contribuíram para a definição de regras e desenvolvimento tático. Em 1888, foram instituídas as traves de gol ― antigamente, para marcar pontos, bastava atravessar a linha de fundo com a bola.

Registros trazem muitas vertentes do seu início. Criado para entreter o público durante intervalos nas competições, usado como brincadeira por hóspedes de um hotel e, também acredita-se que, no passado, usavam-se tacos e barris na cabeça em forma de cavalo. Por esse motivo, pegou emprestado o nome do “polo”, jogado por cavaleiros. Ademais, outra versão da origem é que seria o início do rugby moderno, mas praticado em lagos e rios da Inglaterra à quela época.

Polo aquático como esporte olímpico

Com a popularização, se espalhou, chegando a outros países, como Estados Unidos e Hungria. Nas Olimpíadas de Paris de 1990, junto do futebol, tornou-se o primeiro esporte coletivo oficial dos Jogos Olímpicos. Sendo a seleção húngara, uma das principais, desde então, ganharam medalhas em todas as competições olímpicas entre 1928 e 1980 — 10 delas de ouro. Por isso, muitos atletas da Hungria são considerados referências e lendas neste esporte.

As regras do jogo

Antes de listar os benefícios do polo aquático, vamos conhecer algumas regras.

Os jogos acontecem dentro de piscinas com 30m de comprimento por 2m de largura. Pontos são marcados com a bola atravessando um gol de 3m de comprimento por 90cm de altura.

Com quatro tempos de oito minutos cada, tem-se uma partida completa. As esquipes são compostas por sete jogadores e os times se diferenciam pela cor da touca: branca ou azul. Já os goleiros, usam sempre uma vermelha.

Ao começar, a bola fica no centro, enquanto os jogadores, próximos do gol de seu próprio time. Dado o início pelo árbitro, devem nadar até alcançar a bola que só pode ser movida sendo empurrada com a testa ou lançada com uma das mãos. Somente goleiros podem segurá-la com as duas. Ataques só podem durar, no máximo, 30s. Caso ultrapasse, a equipe infratora cede a posse da bola ao adversário.

Afundar a bola, empurrar um oponente ou impedir seu arremesso é proibido. Não se deve tocar o fundo e as bordas da piscina. Cometendo falta grave, o jogador fica por até 20s fora da partida. Com três infrações graves, pode ser expulso. Como no futebol, pode haver prorrogação ou sequência de pênaltis para o desempate.

Na piscina, as linhas coloridas significam:

  • Vermelha: identifica dois metros da linha do gol. Os jogadores não podem receber os passes ou permanecer muito nesta área;
  • Amarela: marca os cinco metros da linha do gol. Lá, pênaltis são cobrados, no entanto, faltas são cobradas sempre antes da marcação;
  • Verde: compreende a área que se estende dos cinco metros até o centro da piscina;
  • Branca: marca a linha do gol e auxilia na verificação dos pontos, mostrando se bola entrou totalmente ou não. Outra linha branca marca o centro da piscina.

As vantagens do polo aquático

Como outros esportes na piscina, os benefícios do polo aquático incluem: aumento da força, resistência física, fortalecimento do sistema cardiovascular e melhora da flexibilidade. Um dos motivos é que os jogadores fazem movimento constante por não poderem tocar o fundos e as bordas da piscina. Beja outras vantagens:

  • Emagrecimento: é uma forma de perder os quilinhos a mais. Queimando cerca de 700 calorias por hora, os atletas podem percorrer até quatro quilômetros enquanto nadam durante o jogo;
  • Força: para se manter acima da água, o corpo utiliza diversos músculos, tonificando e fortalecendo braços e pernas durante o nado e movimentos realizados;
  • Prevenção de lesões: por reduzir a pressão e os impactos durante movimentos das articulações, o ambiente aquático gera menos lesões. Além disso, o fortalecimento ao redor das juntas e da coluna também contribui para essa queda;
  • Socialização: se gosta de fazer novos amigos, sendo um esporte de equipes, traz benefícios como a socialização de participantes e até fechamento de negócios.

O polo aquático, além de divertido, melhora sua saúde. Pratique em clubes ou em academias e, se quiser, até na sua piscina com os amigos. Leia mais artigos como este e melhore seu físico e a saúde. As garotas vão notar os benefícios, incluindo a sua performance!

Leia também

Comente

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.